Arquitetos criam técnica que 'elimina' sombra de arranha-céus
Conforme mais e mais arranha-céus surgem na paisagem urbana, mais encobertas de sombras ficam as ruas da cidade.
Projeto usa reflexo de janelas de um segundo edifício para iluminar a rua abaixo
Mas um escritório de arquitetura em Londres, o NBBJ, diz estar trabalhando em uma técnica para solucionar este problema.
Seus arquitetos desenvolveram um algoritmo que permite que um computador calcule o posicionamento ideal de duas construções adjacentes para que estes reflitam a luz do sol e mantenham livres de sombras uma rua ou praça localizada entre os dois edifícios.
"O software nos permite fazer cálculos e encontrar as melhores formas para fazer com que a luz do sol bata nas janelas do edifício e seja redirecionada para uma localização determinada", afirma o arquiteto Christian Coop.
Preocupação
Outra preocupação dos arquitetos foi criar um reflexo de luz difusa, para que não se repita um acidente registrado em Londres em 2013, quando um feixe de luz concentrada refletido por um grande edifício derreteu um carro que estava estacionado na rua abaixo dele.
No entanto, a nova técnica desenvolvida pelo escritório - que ainda não saiu do papel - não é capaz de eliminar toda e qualquer sombra de arranha-céus.
"O segundo edifício ainda produzirá uma sombra atrás dele", afirma Coop.
"A única forma de evitar isso seria construir um terceiro arranha-céu ao lado do segundo para dissipar sua sombra."