Automação residencial e predial ganha o mercado
Entrevista do Márcio Mello, diretor da Controllar para o portal Obra24horas.
Segurança, conforto e praticidade. A automação residencial chegou para ficar e cada vez mais ganha adeptos. Hoje, a tecnologia já permite abrir a porta por meio da leitura da impressão digital ou até mesmo regular os registros da banheira por meio de um equipamento eletrônico. E se antes essas regalias eram aproveitadas apenas uma fatia socioeconômica mais alta da sociedade, hoje estão ao alcance de todos.
Conversamos com Márcio Mello, diretor da Controllar, para entender mais desse mercado e seu futuro.
Obra24Horas: Qual o papel ocupado pela automação residencial e predial hoje no mercado brasileiro?
Márcio Mello: Facilitar o manuseio de luzes e equipamentos e implementar novas utilidades. A necessidade da automação decorre do significativo aumento de equipamentos e da sofisticação na iluminação dos imóveis.
Obra24Horas: Porque ter uma casa ou prédio com essa tecnologia? Quais benefícios ela traz para o dia a dia das pessoas?
Márcio Mello: Além de facilitar o manuseio das luzes e equipamentos, ainda oferece os recursos de memorizar configurações. De forma que diversas ações acontecem graças a um único toque em um botão. Por exemplo, um ambiente propício para relaxar pode definir como ela quer que sua casa fique tanto escolhendo quais luzes ascender e quais equipamentos ligar. No caso da Controllar, tudo é programado de uma forma muito simples e intuitiva.
Obra24Horas: Na visão da Controllar, como será o crescimento desse mercado em nosso País?
Márcio Mello: Muito acelerado. Em especial a iluminação dos imóveis evoluiu muito. Hoje todas as casas e apartamentos são construídos com forro de gesso e a razão é comportar a sofisticação da iluminação. Repare que os imóveis, com luminotécnico moderno, ficam mais bonitos à noite do que durante o dia. A tendência é automação dos imóveis passar a ser item de série, assim como se tornou uma exigência dos consumidores de carro, o vidro elétrico, o comando remoto dos retrovisores e a direção hidráulica.
Obra24Horas: Nos últimos anos as pessoas e empresas passaram a investir mais na automação?
Márcio Mello: Sim. Como disse, a automação passa a ser uma necessidade que decorre da sofisticação da iluminação e dos equipamentos instalados num imóvel.
Obra24Horas: Para uma casa ou prédio receber essa tecnologia precisa ser realizado algum procedimento anterior?
Márcio Mello: A Controllar fabrica automação cabeada, cuja infraestrutura não impacta em custo ou dificuldades quando se trata de obras novas ou reforma. É necessário prever e executar a tubulação adequada para fazer a instalação.
Obra24Horas: Quanto uma pessoa precisa desembolsar, atualmente, para automatizar a sua residência?
Márcio Mello: A maioria dos clientes automatizados pela Controllar, além de equipamentos, optou por incluir 100% dos pontos de iluminação, ou seja, até pontos menos importantes como, por exemplo, lavanderia, quarto de empregada e casa de máquinas. Uma automatização com este conceito ficaria em torno de R$ 12 mil para um apartamento de 200 metros quadrados e uns R$ 35 mil para uma casa de 600 metros quadrados.
Obra24Horas: O que há de mais moderno nesse mercado?
Márcio Mello: É o conceito e não a tecnologia. Tivemos uma fase em que as soluções com painéis touch screen davam aparência de modernidade. O mercado evoluiu. O usuário quer solução mais abrangente, robusta e fácil de utilizar. Com custo e recursos mais interessantes.
Os tablets entram como complemento de praticidade e glamour. Em nosso caso, o cliente conta com vários painéis personalizados para que de qualquer lugar, como por exemplo, da sua suíte, comandar e monitorar toda a residência. Portão aberto/fechado, luz acesa/apagada, irrigação funcionando/standby, etc. O status será indicado pelos correspondentes botões dotados de LEDs. Um simples toque inverte o estado do ponto on/off ou dimeriza uma determinada luz.
Obra24Horas: Todos os softwares, hardwares e sistema e tecnologia da Controllar são desenvolvidos no Brasil. Isso mostra que temos capacidade de produzir tecnologia de qualidade em nosso País?
Márcio Mello: Sim. Toda a nossa tecnologia de software e hardware é desenvolvida aqui no Brasil. Não há dúvida de que temos conhecimento e tecnologia de ponta.
Obra24Horas: Ainda é mais caro desenvolver essas tecnologias internamente?
Márcio Mello: Não, nosso desafio é enfrentar o custo Brasil para produzir. Infelizmente nosso País privilegia a importação, o emprego e a riqueza lá fora.
Obra24Horas: Quanto tempo leva uma automação residencial?
Márcio Mello: A Controllar desenvolveu sua tecnologia olhando também para a simplificação da instalação em campo e assim consegue instalar uma casa muito grande em apenas um ou dois dias.
Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.